“O Colégio Nacional é uma escola democrática e tem um Projeto Pedagógico multimetodológico.”
Proposta Pedagógica
O eixo principal da nossa proposta é o ato de aprender a pensar, além de conduzir o aluno a desenvolver sua autonomia com base nos valores trabalhados diariamente na instituição: liberdade, cooperação, solidariedade e responsabilidade.
Sistema de Ensino
É necessário o desenvolvimento da autonomia no indivíduo para que possibilite ter uma organização interna capaz de registrar dando significado ao conteúdo, assim como avaliar, criticar, criar e intervir no ambiente em que vive.
Nossa organização curricular para a Educação Infantil é a partir de enfoques temáticos específicos e projetos. Com essa estratégia, o aluno aprende interagindo e construindo conceitos de forma lúdica e significativa.
No Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, os livros didáticos integrados do SISTEMA POSITIVO DE ENSINO proporcionam uma aprendizagem progressiva e interdisciplinar com conteúdos interligados de uma série para a outra. Com eles, os alunos aprendem através da interação entre a teoria e o mundo em que vivem. E para potencializar o aprendizado e o engajamento do aluno em todas as disciplinas, são disponibilizados os Livros Didáticos Digitais, o Portal Positivo e o Positivo On, sendo este último na versão para aluno - "Aluno On", e para responsáveis - "Família On".
Nossa organização curricular para a Educação Infantil é a partir de enfoques temáticos específicos e projetos. Com essa estratégia, o aluno aprende interagindo e construindo conceitos de forma lúdica e significativa.
No Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, os livros didáticos integrados do SISTEMA POSITIVO DE ENSINO proporcionam uma aprendizagem progressiva e interdisciplinar com conteúdos interligados de uma série para a outra. Com eles, os alunos aprendem através da interação entre a teoria e o mundo em que vivem. E para potencializar o aprendizado e o engajamento do aluno em todas as disciplinas, são disponibilizados os Livros Didáticos Digitais, o Portal Positivo e o Positivo On, sendo este último na versão para aluno - "Aluno On", e para responsáveis - "Família On".
Conheça mais um pouco sobre esse movimento e como funciona a estrutura administrativa da nossa escola.
O objetivo geral do COLÉGIO NACIONAL organizado como instituição apolítica, é o de proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades no campo físico, moral e intelectual, visando a sua auto-realização e a autonomia moral e intelectual. Em síntese, o nosso objetivo é estimular a formação de trabalhadores de bem, que pensem e amem.
Matéria de jornal sobre: "o que levar em conta na hora de escolher uma escola segundo especialistas".

Matéria de jornal sobre: "o que levar em conta na hora de escolher uma escola segundo especialistas".
Nossa escola tem princípios e acreditamos no desenvolvimento integral de toda a comunidade escolar composta por alunos, pais, professores e funcionários.
- Nosso projeto pedagógico estimula o desenvolvimento intelectual, físico e principalmente moral de toda a comunidade escolar e tem como meta a autonomia. Entende-se por autonomia a capacidade que alguém tem de discernir entre o que deve e não deve fazer e, fazer o que deve ser feito. Percebemos que a melhor forma de atingir esta meta é implementando um trabalho democrático, onde a comunidade escolar possa exercitar sua capacidade de tomar decisões, elaborar regras e resolver conflitos. Isto não quer dizer que nosso aluno vai fazer o que quiser. A democracia é um meio para se atingir a autonomia, e caso a pessoa não esteja fazendo uso correto da sua liberdade de agir, vai precisar de limites, pois, liberdade se conquista com responsabilidade;
- Uma escola que quer ensinar seus alunos a estudar tem que estar sempre estudando. Por isso temos encontros de estudos para toda a comunidade escolar ao longo do ano. Clique aqui e veja os nossos encontros para estudo deste ano;
- Uma escola que quer fazer as pessoas pensarem tem que saber pensar;
- Uma educação democrática é a melhor forma de estimular a participação escolar em todo o processo pedagógico da escola. Para isso, criamos o Comitê Diretor que é composto por representantes de todos os setores da escola. É este comitê que nortea os trabalhos da instituição. Nele, todos os membros têm direito a voto.
Nosso projeto pedagógico é multimetodológico. Não acreditamos em uma linha pedagógica única. Por isso, temos uma identidade baseada nos seguintes teóricos / fundamentos epistemológicos:
Sócrates - filósofo grego que criou uma técnica de ensino chamada maiêutica;
Pestalozzi - pedagogo suíço que pregava a educação moral e intelectual propondo o desenvolvimento integral do educando;
Anísio Teixeira – brasileiro, inspetor geral de ensino, formado em educação pela Universidade de Columbia nos Estados Unidos, foi amigo do filósofo e educador John Dewey, que acredita que o conhecimento só pode ser adquirido através da experiência. Estes são os precursores da Escola Nova.
Sócrates - filósofo grego que criou uma técnica de ensino chamada maiêutica;
Pestalozzi - pedagogo suíço que pregava a educação moral e intelectual propondo o desenvolvimento integral do educando;
Anísio Teixeira – brasileiro, inspetor geral de ensino, formado em educação pela Universidade de Columbia nos Estados Unidos, foi amigo do filósofo e educador John Dewey, que acredita que o conhecimento só pode ser adquirido através da experiência. Estes são os precursores da Escola Nova.
Nossas próprias ideias - acreditamos ter um potencial criativo que deve ser explorado, por isso, procuramos incentivar nossos professores e profissionais administrativos a criar seus próprios dispositivos pedagógicos seguindo os seguintes fundamentos ético-políticos: liberdade, solidariedade, responsabilidade e cooperação.
Não repudiamos as metodologias mais tradicionais em que o educando tem uma postura mais passiva, pois acreditamos que todas as linhas pedagógicas são complementares e, não contraditórias. Em suma, os métodos são como ferramentas que podem ser utilizadas como vários recursos do processo ensino-aprendizagem. No entanto, acreditamos que a participação ativa do educando no seu processo de ensino-aprendizagem é a mais adequada para o desenvolvimento dos fundamentos ético-políticos.
Além das disciplinas regulares do currículo escolar, criamos atividades / disciplinas que estimulam o desenvolvimento integral - moral e intelectual - do educando, tais como:
• Trabalho voluntário;
• Educação moral.
Maiores informações, clique aqui.
• Trabalho voluntário;
• Educação moral.
Maiores informações, clique aqui.
Dentre os dispositivos pedagógicos que utilizamos nas várias disciplinas do currículo, destacamos:
• Aulas passeio - veja lista de museus e bibliotecas para consulta;
• Centros de interesse;
• Jogos empresariais;
• Dramatização;
• Monitoria;
• Trabalhos em grupo;
• Trabalhos individuais;
• Grupos de estudo;
• Planejamento autônomo;
• Estudo dirigido;
• Grupos de reflexão;
• Aulas via internet;
• Avaliações via internet;
• Assembleia escolar;
• Ciclo de palestras: pais e alunos;
• Cursos para pais;
• Seminário: apresentação de trabalhos;
• Jornal;
• Maiêutica (Interrogatório);
• Entrevistas com convidados;
• Debates;
• Jogos pedagógicos / Dinâmicas de grupo;
• Aulas seminário com vários professores ao mesmo tempo;
• Eventos pedagógicos: olimpíadas, gincana, feira de cultura.
Conheça também as Monitorias e as Tutorias.
• Aulas passeio - veja lista de museus e bibliotecas para consulta;
• Centros de interesse;
• Jogos empresariais;
• Dramatização;
• Monitoria;
• Trabalhos em grupo;
• Trabalhos individuais;
• Grupos de estudo;
• Planejamento autônomo;
• Estudo dirigido;
• Grupos de reflexão;
• Aulas via internet;
• Avaliações via internet;
• Assembleia escolar;
• Ciclo de palestras: pais e alunos;
• Cursos para pais;
• Seminário: apresentação de trabalhos;
• Jornal;
• Maiêutica (Interrogatório);
• Entrevistas com convidados;
• Debates;
• Jogos pedagógicos / Dinâmicas de grupo;
• Aulas seminário com vários professores ao mesmo tempo;
• Eventos pedagógicos: olimpíadas, gincana, feira de cultura.
Conheça também as Monitorias e as Tutorias.
Veja abaixo os possíveis temas do nosso ciclo de palestras para este ano.
Atenção: as palestras serão marcadas e divulgadas com antecedência.
Alunos:
-> Violências e fobias;
->Como construir a paz?
->Sexualidade: erotização precoce e gravidez na adolescência;
->Aborto;
->Drogas;
-> Ciência x Moral : porque sabemos muito e mesmo assim brigamos tanto?
-> Amor pelo próprio ato de amar: porque fazer o bem?
-> Mídia e comportamento: a influência da mídia em nossas vidas;
Pais:
-> Sexualidade: erotização precoce, orientação sexual e aborto
-> Família
->Drogas
Atenção: as palestras serão marcadas e divulgadas com antecedência.
Alunos:
-> Violências e fobias;
->Como construir a paz?
->Sexualidade: erotização precoce e gravidez na adolescência;
->Aborto;
->Drogas;
-> Ciência x Moral : porque sabemos muito e mesmo assim brigamos tanto?
-> Amor pelo próprio ato de amar: porque fazer o bem?
-> Mídia e comportamento: a influência da mídia em nossas vidas;
Pais:
-> Sexualidade: erotização precoce, orientação sexual e aborto
-> Família
->Drogas
Para sermos fraternos uns com os outros é necessário compreender a fraternidade, vivê-la em todo e qualquer momento. É por isso que estamos constituindo a Assembleia. É nela que todos os membros da comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários) podem participar da organização interna da nossa escola.
Nossa preocupação sempre é o desenvolvimento moral e intelectual do educando. E para isso, criamos as medidas sócio-educativas, que funcionam como alternativas em casos de sanção aplicadas aos alunos.
Isso quer dizer que nosso estatuto, além das penalidades existentes, tais como advertência, suspensão e desligamento, nos permite aplicar penas alternativas tais como trabalhos comunitários dentro ou fora da escola, monitoria de aulas, etc. como parte do processo de ensino-aprendizagem. Tais iniciativas têm apresentado ótimos resultados e têm sido corroboradas pelos Conselhos Tutelares da nossa região.
>> Fraterno: que esteja disposto a se tornar uma pessoa mais serena, mais amável e gentil com o próximo, disposta a conter seus impulsos de agressividade e a focalizá-los para coisas mais construtivas;
>> Paixão pelo que faz: gostar da sua profissão, de estudar, ler, pesquisar, experimentar suas idéias; Sociável: gostar de crianças, adolescentes e pessoas em geral;
>> Reforma íntima: estar disposto a se melhorar como pessoa, ou seja, estar compromissado em praticar o autoconhecimento, em diminuir o próprio orgulho, tornar-se menos egoísta e mais caridoso materialmente e moralmente;
>> Compromissado: com a proposta da instituição, que é a de ser uma grande sala de aula em que professores, administradores, alunos, pais e toda a comunidade ensinam e aprendem a lição de que precisamos fazer a nossa parte para que o mundo viva em paz e harmonia. Não basta ensinar física, biologia, história, etc., se não ensinamos a construir uma história com a paz e o amor ou a biologia com ética, com respeito, com amor a criação.
>> Paixão pelo que faz: gostar da sua profissão, de estudar, ler, pesquisar, experimentar suas idéias; Sociável: gostar de crianças, adolescentes e pessoas em geral;
>> Reforma íntima: estar disposto a se melhorar como pessoa, ou seja, estar compromissado em praticar o autoconhecimento, em diminuir o próprio orgulho, tornar-se menos egoísta e mais caridoso materialmente e moralmente;
>> Compromissado: com a proposta da instituição, que é a de ser uma grande sala de aula em que professores, administradores, alunos, pais e toda a comunidade ensinam e aprendem a lição de que precisamos fazer a nossa parte para que o mundo viva em paz e harmonia. Não basta ensinar física, biologia, história, etc., se não ensinamos a construir uma história com a paz e o amor ou a biologia com ética, com respeito, com amor a criação.