:: QUEM SOMOS? ::

O Colégio Nacional tem como objetivo principal estimular o "pensar" e o "amar". Vemos o "SER" integral dividido em três partes que podem e devem ser desenvolvidas: a intelectual, a física e a moral. Para isso, montamos uma ESCOLA DEMOCRÁTICA que tem como meta a AUTONOMIA. Nossa prática pedagógica é teorizada e inspirada em diversos pensadores, dentre eles os suiços Johann Heinrich Pestalozzi e Jean-Jacques Rousseau. E mais, Liev Tolstói, Janusz Korczak, José Pacheco, Paulo Freire e Maria Montessori.

Conheça um pouco sobre as Assembléias Escolares. Elas caracterizam uma Escola Democrática.

Veja também um pouco mais do nosso trabalho acessando o nosso canal no YouTube - http://www.youtube.com/colegionacionalrj

Uma Escola Democrática se caracteriza por uma maior participação da comunidade escolar (funcionários, alunos, pais) nos processos administrativo e pedagógico da instituição). Isso se dá através da realização das Assembléias, comissões, comitês e outros. Este tipo de escola estimula um projeto pedagógico cooperativo, solidário, libertário, responsável e fraterno.

Maiores informações, clique aqui e veja nosso Projeto Pedagógico.

Veja a seguir a estrutura administrativa da nossa escola:

>> Comitê Diretor
Formado pelos chefes de setor. É composto por aproximadamente 12 membros em cada unidade. Cada unidade tem o seu comitê. Eles têm como atribuição administrar a instituição. É um órgão deliberativo e executivo.

>> Comitê Pedagógico
Órgão consultivo do Comitê Diretor e com poderes deliberativos. É composto pelos profissionais da área fim da nossa instituição: a pedagógica. Tem como atribuição deliberar sobre assuntos pedagógicos.

>> Comitê Geral
Formado por todos os funcionários da instituição. Órgão consultivo do Comitê Diretor e com poderes deliberativos na área pedagógica e administrativa.

>> Assembléia de Alunos
Formada por todos os alunos da instituição. Órgão consultivo do Comitê Diretor, Pedagógico e Geral e com poderes deliberativos na área administrativa. Obs: Os professores e profissionais de educação têm poder de veto sobre as deliberações desta Assembléia.

>> Reunião de Responsáveis
Formada por todos os responsáveis de alunos da instituição. Órgão consultivo do Comitê Diretor, Pedagógico e Geral.