Nossa História
Uma longa jornada foi escrita, até os dias de hoje.
''Senhor corretor, não sei como irá fazer, mas esse imóvel será desse senhor. Não importa como ele irá pagar. Eu quero que esse imóvel seja dele, porque eu sonhei que minha casa iria se transformar em uma escola.''
Professor Jair Moreira, funcionário público federal e professor, sempre teve o sonho de abrir uma instituição de ensino. O ano era o de 1978 e o Professor Jair sempre passava em frente ao número 1.195 na rua Clarimundo de Melo no bairro de Quintino e via uma placa escrito - vende-se – e pensava: - Aqui daria uma bela escola.
O tempo correu e um dia o Professor Jair, passando na frente do imóvel, percebe que a placa havia sido retirada. Era um mau sinal, venderam o imóvel, pensou ele. Dias depois, ao passar novamente, vê a placa, para e entra na casa. O corretor muito solícito fala sobre as condições, quando uma senhora, dona do imóvel, se aproxima e se apresenta. O Professor Jair, sempre muito franco, esclarece que gostaria de adquirir o imóvel e construir ali uma escola. A dona do imóvel, com os olhos arregalados olha para o corretor e diz: Senhor corretor, não sei como irá fazer, mas esse imóvel será desse senhor. Não importa como ele irá pagar. Eu quero que esse imóvel seja dele, porque eu sonhei que minha casa iria se transformar em uma escola.
Pois bem, o negócio se concretizou e as obras começaram. O primeiro ano de funcionamento foi o de 1979 com os cursos da Educação Infantil até o Ensino Fundamental e Jovens e Adultos. Em 1995, começamos o Ensino Médio. Hoje possuímos quase 3.000 metros quadrados de área, estacionamento, piscinas, quadras, laboratórios, biblioteca, auditório e um projeto pedagógico multimetodológico próprio que está sendo reformulado com enfoques nas teorias da escola Nova de Dewey, Freinet, Anísio Teixeira, na teoria de Pestallozzi, na maiêutica de Sócrates e que inclui aulas de criatividade, educação moral e trabalho voluntário.
No ano 2000, ávidos por expandirmos nossas instalações, decidimos criar uma outra unidade da escola. Após uma pesquisa, identificamos Jacarepaguá como uma área próspera para a educação. Em 2001, então, surge a Unidade Jacarepaguá do Colégio Nacional, na Av. Nelson Cardoso, 957, Taquara. A expansão continuou e em 2006 anexamos aos prédios I e II da Av. Nelson Cardoso, o prédio III da Rua Marechal José Beviláqua, 75. Em 2018, inauguramos o Colégio Nacional Júnior, que tem um prédio exclusivo. O Nacional preocupa-se com uma educação integral: fazer pensar e amar.